Páginas

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Bondade Brasileira

Gente o post de hoje é sobre nós brasileiros. Na verdade é uma crítica a todos nós.
Devido ao fato de importarmos (e valorizarmos mais) hábitos e costumes de outros países, não valorizamos a nossa multiculturalidade; a nossa BRASILIDADE.
O post de hoje foi escrito pelo meu amigo Paulo Henrique.
Espero que vocês gostem e reflitam!!

Bondade brasileira


Hoje assisti em uma reportagem, o presidente da Chevron (empresa responsável pelo vasamento de óleo na Bacia de Campos no campo do Frade no Rio de Janeiro) no Brasil, onde se dizia "orgulhoso" pela ação emergencial de seu pessoal. O gozado é que, o vazamento ocorreu há 13 dias e até hoje não foi contido. Ele ainda se dizia entusiasmado com os planos da empresa para o Brasil. E o Ibama, disse que não via a necessidade de vetar o funcionamento da empresa por aqui.
É "cômodo" somente cobrar multa de multinacionais (e o tributo equivale a 0,014% da receita que a companhia teve no ano passado... e sóóó!!!). Isso ferra com o meio ambiente, mas pelo menos, financia novas pesquisas. 
E, até hoje não consegui entender porque ficamos tão revoltados com a declaração do Stallone sobre gravar aqui, quando disse:“Você pode explodir o país inteiro e eles vão dizer ‘obrigado, e aqui está um macaco para você levar de volta para casa'”. O cara só foi sincero! Disse o que a maioria deles pensam! Essa foi uma simples declaração da forma que nos vêem. É isso ai! Para eles, somos o povinho "ingênuo" que admira tudo o que fazem, enquanto tomam nosso pais bem de baixo de nossos narizes.
Mas nossa gente é assim mesmo! Tudo é festa! Somos um povo de coração aberto, que a todos aceitamos. Por isso o espanto ao viajarmos ao exterior, e notarmos como é burocrático (até meio agressivo) entrarmos em outras nações.
Mas, como culpá-los, se o povo que não é patriota somos nós (que não conhecemos nem mesmo a história de nossos heróis). Nossa identidade é americanizada! Nossos padrões de beleza, moda, música, educação... entre outros, são meros plágios.
Vejo a cada dia a história a se repetir, quando os europeus invadiam nossa terra, e com suas roupas, postura e utensílios, cativavam nossa gente, que em troca, lhes entregava todo ouro. Isso nunca deixou de acontecer... só mudou o elenco.
E então, errados os exploradores ou errada a "bondade" brasileira?

"No amor de Cristo, a pessoa mais contra cultural que existe".




 Por Paulo Henrique Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário