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sexta-feira, 28 de maio de 2010

Se um colégio possui computadores suficientes que atendem à demanda dos alunos, porque seus alunos não entram em contato com os mesmos?

Na cidade de Três Rios não são todas as escolas municipais que possuem computadores para a informatização de seus alunos. Alguns colégios até possuem, mas são computadores antigos e com programas obsoletos para serem trabalhados com os alunos; outros têm os computadores, porém não deixam seus alunos os utilizarem por medo de danificarem o mesmo.
Após uma pesquisa com alguns alunos da rede municipal de ensino, percebi que a maioria deles não possui  computador em casa, logo se pensa que o aluno vai entrar em contaot com o mesmo no colégio. Porém, as coisas não funcionam dessa maneira. Ao perguntar a um aluno se ele tinha acesso à sala de computação pra minha surpresa disse que não, que nunca iam a sala e só foram lá uma vez no dia da inauguração e não voltaram mais.
Percebi também que muitos colégios não possuem computadores e os que possuem não deixam seus alunos entrar em  contato com o mesmo. Será que os responsáveis pela escola têm medo que seus alunos o quebrem? A escola tem a função de levar conhecimento ao aluno não só na aula de matemática ou na aula de potuguês. A ideia é que se passe noções básicas de informática aos alunos e que esses tenham contato com a máquina e com a internet. Já diz um velho ditado "é se errando que se aprende", digo isso porque sei que a minha cidade possui uma equipe técnica terceirizada que é responsável pela manutenção dos computadores das escolas, mesmo que algum aluno "desregule" um computador haverá alguém para consertá-lo, então não é válida.
A escola é responsável pelo rendimento e desenvolvimento integral do aluno nas diversas áreas em que ele está inserido. O importante é ensinar o princípio do funcionamento dessa máquina, para que ela não seja um mistério e possa ser usada criticamente tanto para seu conhecimento quanto para seu lazer.

4 comentários:

  1. Valeu Raquel.
    O governo fala tanto em inclusão digital, mas esquece que tecnologia é uma coisa perecível, é preciso atualizar não os equipamentos (hardware), mas também os programas que neles rodam (software).

    Um abraço!

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  2. Olá Raquel, muito bem colocado sua notícia, fiuei curioso em saber qual é a escola, pois cabe a nós cidadãos "denunciar" a Secretaria de Educação do Município tal ocorrência, pois provavelmente o laboratório está funcionando e a firma terceirizada deve ser paga com verba do FUNDEB, se não for eles podem usar ela para melhorar os hardwares e softwares para que os alunos tenha acesso pleno as NTICs.
    Muito boa sua noticia, causa um pouco de revolta e indignação, pois pagamos nossos impostos e na hora de ver o progresso apenas para infeitar pavão.
    abraços

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  3. De fato Raquel essa é a realidade de algumas escolas, inclusive particulares. O fato é que o problema não está na utilização dos computadores ou o medo que esses alunos os danifiquem e sim na falta de profissionais habilitados em informática para mediarem as ações dos alunos. Por falta desses profissionais as escolas ficam impedidas de deixarem os alunos de utilizarem suas salas de informática. E, sala que não é utilizada os aparelhos não são atualizados ou reparados essa é uma consequência natural.

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  4. olá flor...
    realmente a inclusão digital por parte das escolas publicas ainda é algo muito precario...mas nada que possa ser melhorado..não é mesmo


    parabens...bjs tata

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