Na cidade de Três Rios não são todas as escolas municipais que possuem computadores para a informatização de seus alunos. Alguns colégios até possuem, mas são computadores antigos e com programas obsoletos para serem trabalhados com os alunos; outros têm os computadores, porém não deixam seus alunos os utilizarem por medo de danificarem o mesmo.
Após uma pesquisa com alguns alunos da rede municipal de ensino, percebi que a maioria deles não possui computador em casa, logo se pensa que o aluno vai entrar em contaot com o mesmo no colégio. Porém, as coisas não funcionam dessa maneira. Ao perguntar a um aluno se ele tinha acesso à sala de computação pra minha surpresa disse que não, que nunca iam a sala e só foram lá uma vez no dia da inauguração e não voltaram mais.
Percebi também que muitos colégios não possuem computadores e os que possuem não deixam seus alunos entrar em contato com o mesmo. Será que os responsáveis pela escola têm medo que seus alunos o quebrem? A escola tem a função de levar conhecimento ao aluno não só na aula de matemática ou na aula de potuguês. A ideia é que se passe noções básicas de informática aos alunos e que esses tenham contato com a máquina e com a internet. Já diz um velho ditado "é se errando que se aprende", digo isso porque sei que a minha cidade possui uma equipe técnica terceirizada que é responsável pela manutenção dos computadores das escolas, mesmo que algum aluno "desregule" um computador haverá alguém para consertá-lo, então não é válida.
A escola é responsável pelo rendimento e desenvolvimento integral do aluno nas diversas áreas em que ele está inserido. O importante é ensinar o princípio do funcionamento dessa máquina, para que ela não seja um mistério e possa ser usada criticamente tanto para seu conhecimento quanto para seu lazer.